Vegetal obtido a partir do alho fresco. Os bulbos inteiros de alho (Allium sativum), são mantidos em um ambiente de umidade controlada a temperaturas que variam de 60 a 77 ° C (140 a 170 ° F) por 2 semanas a 3 meses. Não há adição de aditivos, conservantes ou qualquer tipo de queima. Este processo de fermentação escurece os dentes de alho, altera sua consistência e composição, reduz seu cheiro forte e torna seu sabor adocicado, lembrando calda de açúcar, com notas de vinagre balsâmico ou tamarindo. Apesar de ter origem incerta, a técnica de fermentação do alho negro é oriental e muito cultivada no Japão e na Coreia.

Como Usar

Muito usado na culinária asiática, só recentemente ganhou popularidade e se difundiu em cozinhas de restaurantes ocidentais sofisticados. Como o alho normal, o alho negro perde suas propriedades se for refogado ou submetido a altas temperaturas, que desvirtuam suas enzimas mais importantes. Assim, o ideal é consumi-lo cru, in natura. Basta descasca-lo, picá-lo e usá-lo na finalização de pratos, dando apenas um toque de tempero. Fica delicioso nas torradas e bruschetta e pode ser utilizado no preparo de risotos, omeletes, pizza, saladas ou em legumes refogados. Além disso, também pode ser usado para aromatizar azeites. Basta colocar seis a sete dentes de alho negro dentro do vidro de azeite extravirgem e deixar durante todo o tempo de consumo, o azeite pega o seu sabor. Você, também, pode deixar por um tempo alguns dentes dentro do vidro e depois tirá-los para temperar um prato, o alho vai ficar “curtido”, uma delícia.

Por ter um sabor muito mais suave que o alho, pode ser usado em maiores quantidades, além disso, as propriedades do alho comum são ainda mais fortes no alho negro, que é rico em vitaminas, tais quais A, B1, B2, C, PP e diversos minerais, como enxofre, iodo, cálcio, magnésio e zinco, .

Armoniza com vinho

Delicious White – Puklavec & Friends
Furmint, Riesling, Chardonnay e Welschriesling

Compre online aqui

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Trilhas & Sabores

Últimos posts por Trilhas & Sabores (exibir todos)