Especiaria também conhecida como anis-da-China ou funcho-da-China é, na verdade, o fruto de um arbusto pequeno que, após o amadurecimento, passa por um processo de desidratação Usada há milhares de anos pelos chineses, sua árvore, nativa do sudoeste da China, chegou na Europa em 1578 através do navegador inglês Sir Thomas Cavendish. Fato interessante é que, como veio através das Filipinas, muitos europeus, ainda hoje, acreditam que a especiaria seja originária das Filipinas. O anis estrelado está em uso na Rússia desde o século XVII e na Alemanha desde o século XVIII.

Como Usar

O anis estrelado é bastante versátil e pode ser usado inteiro ou moído, sempre com moderação, pois é um tempero muito forte e pode ofuscar totalmente os demais sabores de uma receita. Vai bem em pratos doces e salgados, em produtos de panificação, sobremesas refrigeradas, molhos e carnes vermelhas. Seu sabor mistura-se bem com infusões à base de água e de gordura. Você já deve ter ouvido falar da mistura chinesa de 5 especiarias, pois bem, o anis estrelado é uma delas. As outras são o cravo, a canela chinesa, a pimenta de Sichuan e as sementes de funcho. Está mistura cai perfeitamente bem como tempero da carne de porco, pato ou ganso. Vai bem, também, com frango, frutos de mar, empanados e cozidos de carne vermelha.

Na Europa o anis estrelado é usado, especialmente, nas sobremesas e licores de anis, como sambuca e anisete, sendo um dos componentes do vin chaud francês. No Vietnã, é o principal condimento do Pho de carne e na Tailândia é usado em chás gelados. Ele, também, enriquece a aprofunda o sabor do café. As vagens podem ser usadas várias vezes, misturadas ao pó de café.

Anis estrelado e a semente de anis, compartilham alguns compostos de aroma e sabor, mas são diferentes. O anis estrelado é muito mais potente, mas ambos são ricos em nutrientes como: potássio, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina C, vitaminas do complexo B e do tipo A e E, ácidos graxos, antioxidantes, fibras e proteínas. 

Armoniza com vinho

Delicious White – Puklavec & Friends
Furmint, Riesling, Chardonnay e Welschriesling

Compre online aqui

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Trilhas & Sabores

Últimos posts por Trilhas & Sabores (exibir todos)