Sabe aquela vontade de comer um doce no Domingo?  Mas você não quer cair na tentação de comer aquele monte de caloria vazia do leite condensado tradicional?  Ou não quer totalmente sair da dieta?  Pois é, aqui te ensino à fazer um  delicioso brigadeiro de prestígio, que além de pouco açúcar e saboroso, ainda é rico em Omega 3, Fibra e Proteína. Está duvidando?  Veja então a receita abaixo:

Ingredientes

  •  2 colheres de sopa de açúcar demerara

  • 1/2 xícara de coco ralado fresco

  • 1/2 tablete de chocolate meio amargo ou chocolate em pó (aqui usamos 2 colheres de chocolate em pó 80%)

  • 1 xícara de leite vegetal (castanha de caju, amêndoa, castanha do pará ou outra oleoginosa de sua preferência) – aqui usei amêndoa
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 1 colher de sopa de biomassa de banana verde.

Modo de preparo 

  1. Em uma panela de boca larga, acrescente o açúcar, e as duas bases de leite vegetal.  Cozinhe em fogo alto até começar à borbulhar, então baixe para fogo baixo e deixe apurar.  Quando engrossar e começar à descolar do fundo, deixe cozinhando por 3 minutos e desligue.  Ficará uma cor bege bem parecida com leite condensado.

  2. Deixe essa pasta amornar, reserve em temperatura ambiente.

  3. Junte a biomassa à massa do brigadeiro, acrescente o coco, e mexa bem, até que forme uma pasta bastante consistente e brilhante, parecida com um beijinho.

  4. Em uma vasilha, derreta o chocolate no microondas usando a potência baixa, por aproximadamente 1 ou 2 minutos, dependerá da marca e tipo de seu microondas.

  5. Acrescente o chocolate derretido e mexa com uma colher de silicone, bem devagar, em forma de 8 e incorpore todo o chocolate à massa.  Ela deverá ficar bastante moldável.

  6.  Deixe esfriar por completo (caso queira deixe coberta com um plástico filme por 10 minutos na geladeira).

  7. Enrole com o auxílio de duas colheres e finalize com chocolate em pó.

P.S. Se você preferiu usar o chocolate em pó ao invés do chocolate em barra, junte o chocolate em pó na etapa 3 e caso haja necessidade coloque uma colher de água fria para não ficar muito consistente, e desconsidere a etapa 4.

Rendimento : 10 porções

Caloria por porção: 90 cal.

 

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Chef Murilo Martinez
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