Muito comentada no dia de hoje, a tal COZINHA FUNCIONAL, não é um bicho de sete cabeças como muitos dizem, e sim uma adaptação saudável para seu dia-a-dia na cozinha.

Bastam algumas poucas mudanças, para que você consiga enriquecer alimentos, e aproveitar 100% de seus nutrientes.

Os leites vegetais são a principal base da alimentação funcional, você pode extraí-los de cereais, coco, sementes etc… e pasmem, sim são deliciosos.  Com essa simples base é possível fazer capuccinos, bolos, cremes, pudins, incrementar aquela granola e até mesmo usar para fazer brigadeiros e doces.  Vejam como é fácil:

LEITE DE COCO CASEIRO

Contém:  vitaminas A, B1, B2, B5, C, proteína, potássio e cloro.  Ajuda no funcionamento de intestinos e rins, emagrecimento, possui agente desintoxicante e além de tudo é saudável para o sistema imunológico e cérebro.

  • 1 coco fresco
  • 200 ml de água quente
  • 1 pano de coar café ou voal

Modo de preparo 

Quebre o coco em duas partes, e aqueça a casca na boca do próprio fogão para descolar a parte branca.  Se preferir passe um descascador de alimentos para tirar a parte escura.  Bata a poupa com 200 ml de água quente no liquidificador por 5 minutos, até formar um líquido branco e espumoso.  Passe o líquido para o saco de coar apertando bem para tirar toda a parte líquida.  Não jogue o que restou fora, isso serve como base para um delicioso pão de coco.

LEITE DE CASTANHAS (CASTANHA DO PARÁ, CAJU, AMÊNDOA etc)

Ricas em omega 3, ótimo para o cérebro e sistema circulatório.

  • 100 gr de castanhas de sua preferência
  • 200 ml de água fria
  • 1 pano de coar café ou voal

Modo de preparo 

Deixe as castanhas em uma vasilha coberta com água, por 8 horas, para amolecerem.  Retire a água e bata as castanhas no liquidificador com 200 ml de água filtrada por 5 minutos, até obter um líquido bege e bem denso.  Passe o líquido no pano de coar para separar a parte líquida.  Aproveite o bagaço das castanhas para enriquecer aquele arroz do dia-a-dia, além de gostoso é bastante proteico e possui Omega 3 – veja aqui uma receita simples e gostosa de Arroz com massa de castanha e tomate seco.

LEITE DE AVEIA

Ótimo para regular o intestino, sistema sanguíneo, redução de colesterol e controle de triglicérides.   Vitaminas A, C, ferro e muita fibra.

  • 100 gr de aveia
  • 300 ml de água quente
  • 1 Saco de Coar

Modo de preparo 

Deixe a aveia descansando na água quente por 10 minutos, e depois bata na potência máxima do liquidificador por 5 minutos, até formar um líquido de cor bege e grosso.  Coe no saco de café.  Esse leite pode ser usado para fazer mingais, tomar no café da manha com granola ou vitaminas de frutas.  Aproveite o bagaço da sobra, para fazer biscoitos, são uma delícia.

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Chef Murilo Martinez
Últimos posts por Chef Murilo Martinez (exibir todos)