Uma Belgian Tripel tem aromas com evidência de cravo e laranja, uma bela cor dourada e leve turbidez (por não ser filtrada). Seu sabor frutado e de especiarias é marcante, sem ser enjoativo, devido ao amargor dos lúpulos que equilibram a cerveja e trazem um toque de complexidade aos aromas. Na boca, o álcool se sobressai dando uma leve sensação de aquecimento.

Aparência
Belgian Tripel é geralmente clara, ouro amarelado pálido a cobre escuro, com uma cabeça esbranquiçada, densa e cremosa.

 

Aroma
O aroma é complexo com um perfil leve de malte. Apresenta tempero moderado a alto, incluindo fenóis apimentados e cravo-da-índia. Tons de álcool leves e ésteres de frutas são comuns. Os ésteres geralmente têm caráter de frutas cítricas, principalmente laranja, embora a banana também possa ser notada. Os álcoois são macios, com algum caráter picante. O lúpulo é bastante baixo, mas deve ser distinto como um elenco de perfume picante. Nenhum diacetil deve estar presente.

Sensação na boca
O alto teor alcoólico adiciona uma cremosidade ao corpo médio-leve a médio e permanece muito mais leve e efervescente do que o alto teor alcoólico pode sugerir. Muito pouco aquecimento de álcool e nenhuma adstringência devem estar presentes.

  • Gosto
    Com o malte desempenhando um papel de apoio, esta cerveja encontra sua complexidade em uma mistura de sabores de frutas, especiarias e álcool. Os fenóis devem permanecer baixos a moderados com um bom caráter apimentado. Os álcoois são macios, de baixa intensidade e exibem um tom picante, às vezes doce. O lúpulo permanece baixo a moderado na balança e adiciona tempero ao todo. Os ésteres do tipo cítrico, laranja e limão são comuns. A amargura pode ser alta e geralmente se apresenta como uma combinação de lúpulo e fenólicos produzidos pela levedura durante a fermentação. Um acabamento de secagem e um sabor amargo são comuns.

Harmonização:
Carnes picantes; Churrasco; Enchidos alemães; Vegetais Assados

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Chef Júnior Neves
Últimos posts por Chef Júnior Neves (exibir todos)