Olá, que tal uma entrada, com tudo para ser o maior sucesso, tendo como ator principal o majestoso camarão? Humm…
Como é de costume, coloco ingredientes bem regionais com o propósito de enfatizá-los e combiná-los com ingredientes mais ousados. Dessa forma nasceu o camarão Vila Real, que criei para uma pousada participar do festival de gastronomia, na cidade de Areia, PB.
A receita é simples, mas tem técnica e inovação: o uso da farinha de semente do jerimum. Essa farinha já é vendida nas casas especializadas e, no caso de não a encontrar, não se preocupe, é bem simples de fazer. Colete as sementes, lave-as e leve-as ao forno até ficarem crocantes e, em seguida, bata tudo no liquidificador.
RECEITA: CAMARÃO VILA REAL
COZINHA: COZINHA REGIONAL
RENDIMENTO: 04 PESSOAS
Ingredientes
- 12 camarões grandes
- 500g de jerimum
- 50g de queijo provolone
- Creme de leite
- 120g de farinha de semente de jerimum
- 100g de farinha de rosca
- 02 ovos
- ½ colher de chá de açafrão da terra
- 1 colher de sopa de manteiga da terra
- 1 colher de sopa de azeite
- Óleo de soja para fritar
- Sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparo
Comece descascando os camarões, deixando a ponta do rabo. Em seguida, espete-os em palitos de dentes e ponha-os em água fervente, por 30 segundos. Isso será o suficiente para deixá-los ao comprido. Depois, retire os palitos e tempere os camarões com sal e pimenta do reino.
Enquanto isso, leve ao fogo o jerimum. Em seguida, faça um purê, refogando a manteiga de garrafa, o azeite, o açafrão e a cebola. Adicione o jerimum batido e coloque o queijo provolone, misture bem até ficar homogêneo. Corrija o sal e adicione o creme de leite. Reserve.
Empanando os camarões:
Misture as farinhas e passe os camarões duas vezes na mistura das farinhas e nos ovos batidos, com uma pitada de sal. Frite-os e reserve-os.
Montagem:
Em taças coloque o purê de jerimum e, por cima, ponha os camarões verticalizados. Sirva com uma mini salada e um molho de sua preferência para acompanhar a salada.
Comentários
Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.
- Gratinado ao sol da Várzea - 15 de julho de 2019
- Mungunzá Caiçara - 8 de maio de 2019
- Tilápia Indígena - 3 de maio de 2019