Especiaria obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do género Cinnamomum , família Lauraceae, usada desde 2000 A.C., no antigo Egito, é hoje bastante popular em quase todo o mundo. Suas árvores são perenes, de 10 a 15 metros de altura, com folhas ovais, cascas grossas, frutos silvestres e levam, aproximadamente,15 anos para amadurecer. Nativa de vários países como o Sri Lanka, a Birmânia e a Índia é, também, cultivada na América do Sul e nas Índias Ocidentais. Hoje, Indonésia, China, Vietña e Sri Lanka garantem 99% da produção mundial total. Os dois primeiros concentram a maior produção e Sri Lankase orgulha-se de possuir a melhor canela do mundo.

Como Usar

De sabor complexo, descrita como doce, amadeirada, bem como quente e picante, tem, na verdade, sabor inigualável e singular seja em pau ou em pó. A canela em pau, além de ser perfeita para aromatizar arroz doce, doce de abóbora, compostas de frutas, pastéis de Belém e rabanadas, oferece um sabor delicioso ao vinho quente, ao quentão e aos licores e bebidas como o chocolate quente. Já a em pó, comumente usada em bolos, pode ser polvilhada em café, chocolate ou chá ou combinada com mel. Misturada com açúcar, é muito utilizada para polvilhar tortas, bolos, bolinhos de chuva, bolinhos com banana e maçã, conferindo aos mesmos toque e sabor especiais. Tanto a canela em pau como a em pó são utilizadas em pratos tradicionais ao redor do mundo, como o Cinammon roll, no norte da Europa e na América do Norte e o Pilaf, no Oriente Médio e Kanelbulle na Suécia.

Cassia: também chamada de canela “comum” ou canela da China, é o tipo mais usado;
Ceilão: conhecida como canela “verdadeira”, a canela do Ceilão tem um sabor mais leve e menos amargo

A canela  é uma ótima fonte de cálcio, uma colher de sopa de canela fornece cerca de 78 mg de cálcio, além de possuir manganês e fibras.

Compre online aqui

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)