Quando algum amigo(a) me pergunta: “Aqui em Vitória tem um local onde eu possa degustar um delicioso ceviche?” Respondo que, por incrível que pareça, este prato originário da culinária peruana pode ser facilmente encontrado nos restaurantes orientais. É oportuno lembrar que existe várias maneiras de preparar um delicioso ceviche em casa. Sabemos que o autêntico ceviche peruano tem como ingredientes principais o peixe cru e o suco de limão, lima ou outro cítrico usado na marinada. Embora o peixe branco seja o ideal, há receitas de ceviches com camarão, polvo ou caranguejo.
Se alguém quiser se aventurar na preparação de um autêntico ceviche peruano, feito com peixe fresco de boa qualidade “cozido” no suco de limão, aí vai uma receita.

Como diz minha mãe e meu irmão: “Todo prato dá certo, basta seguir a receita, concorda?

Ingredientes
720 gramas de peixe fresco
12 limões
2 pimentas fatiadas
2 cebolas roxas cortadas em tiras finas
450 gramas de batata doce cozida
500 gramas de milho
Sal a gosto
Pimenta dedo de moça e coentro fresco para decorar

Modo de preparo
Corte o peixe em cubos médios, coloque uma tigela e tempere com sal, adicione a cebola com a pimenta e misture. Adicione o suco de limão, misture bem e deixe em repouso por 1 minuto para concentrar todos os sabores.

O ceviche de peixe peruano é servido com milho cozido e batata doce.

Sendo um curioso da gastronomia fui pesquisar a maneira de preparar ceviche de outros chefs. Constatei que existe várias receitas, e resolvi compartilhar algumas.

Ceviche verde ( Ceviche Mexicano)
Trata-se de um lanche muito popular no Golfo do México e na costa do Pacífico. Alguns ingredientes mudam dependendo da região, mas o ceviche tradicional é feito com suco de limão, tomate, pimenta, cebola, coentro, orégano e algumas gotas de molho picante.

Ingredientes
500 gramas de filé de peixe
½ xícara de suco de limão
4 tomatillos verdes de tamanho médio
½ cebola branca de tamanho médio
2 pimentas serrano ou 1 jalapeño
½ xícara de coentro picado
1 colher de chá de orégano mexicano
8 azeitonas
2 colheres de sopa de azeite
½ abacate
Sal e pimenta a gosto
1 abacate
Fatias de rabanete ou tomate fatiado para decorar

Modo de preparo
Corte o peixe em cubos médios e coloque-os em uma tigela de vidro. Tempere com sal e adicione o suco de limão. Cubra a tigela com filme plástico e coloque-a na geladeira. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes.
Pique finamente os tomatillos, a cebola, a pimenta e as azeitonas. Misture em uma tigela grande com coentro, orégano mexicano e pimenta do reino.
Após 30 minutos, retire o peixe da geladeira e misture delicadamente com os ingredientes da tigela grande. Pouco antes de servir, corte o abacate e misture com o ceviche, polvilhe o azeite e verifique se precisa adicionar mais sal.
Sirva em xícaras ou tigelas pequenas, decore com fatias de rabanete ou tomate fatiado.

 

A verdade é que cada restaurante tem sua maneira peculiar de preparar este prato delicioso que é o ceviche.  Em conversa com a Chef Sofia, uma carioca que mora aqui, chegamos a esta receita de ceviche

Ingredientes
400 g de file de tilápia ou peroa.
1 cebola roxa não muito grande
2 colheres de sopa de folhas de coentro
1 malagueta pequena
1 limão verde
1 limão siciliano
2 cm de gengibre fresco
2 dentes de alho
2 cm de talo de aipo
1 boa pitada de sal

Modo de preparo
Esprema os limões e recolha o suco. Descasque o gengibre e corte-o grosseiramente. Descasque o dente de alho, parta-o ao meio e tire o miolo que tem dentro. Lave o talo de aipo e corte em 2. Recolha as aparas (as peças menos nobres) do(s) seu(s) filete(s) de peixe.
Coloque o suco de limão, gengibre, alho, aipo e aparas de peixe em uma tigela liquidificadora e misture. Você obterá uma marinada, o leite de tigre… Passe-o por uma peneira de malha fina para remover quaisquer pedaços restantes, prove e tempere de sal.
Corte o peixe em cubos médios a grandes. Corte a cebola roxa em lâminas. Lave a malagueta e corte-a em fatias (fina, mas não muito, você deve ser capaz de removê-la se achar muito forte). Lave e pique os coentros. Misture todos estes ingredientes e regue com o leite de tigre. Espere cerca de 30 minutos e sirva.

 

Depois desta experiência, reafirmo o meu fascino pela gastronomia. Foi muito bom ter o prazer de degustar cada uma destas receitas. Aliás, uma ótima dica de um prato leve para ser servido no ano novo em família!

 

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)