O Creme Brûlée é uma deliciosa sobremesa rica em creme, coberta com uma camada contrastante de caramelo duro. Os franceses, juntamente com os espanhóis e os ingleses, debatem suas origens, cada um argumentando que se originou de seus respectivos países.

Os espanhóis – ou mais particularmente os catalães – de fato receberam uma sobremesa chamada “crema catalana”, que afirmam ser o antecessor do crème brûlée da França.

Quanto aos britânicos, eles afirmam que uma versão do crème brûlée (o ‘Trinity Cream’ se originou do Trinity College, Cambridge em 1879.

No entanto, os franceses podem se orgulhar de ter a referência histórica mais antiga do crème brûlée, datada de 1691. A receita foi escrita em um livro de François Massialot, o cozinheiro do Rei.

Ingredientes

1 fava de baunilha
25g de açúcar refinado
5 gemas
375ml de creme de leite
açúcar demerara para os topos

Modo de preparo

  • Coloque o creme em uma panela com as sementes do feijão de baunilha (descarte o feijão).
  • Aqueça o creme para ferver muito gentil, mas não ferva e retire do fogo. Enquanto isso, aqueça o forno a 160 ℃ (abaixe se houver forno ventilado).
  • Em uma tigela à prova de calor, misture as gemas e o açúcar refinado até ficarem pálidos e macios. Misture o creme e misture bem.
  • Faça um banho-maria colocando a tigela sobre uma panela com água fervendo no fogão e mexa até que engrosse e reveste a parte de trás de uma colher. Isso deve levar de 7 a 9 minutos.
  • Despeje o creme em ramequins individuais e coloque em uma assadeira. Despeje água para vir um pouco acima da metade dos ramequins. Coloque no forno e cozinhe a mistura de creme por 15-20 minutos até que fiquem firmes por fora, mas ainda assim dê um pouco no meio quando mexidas. Coloque na geladeira durante a noite.
  • Até 1 hora antes de comer, ou imediatamente antes de servir, polvilhe 2 colheres de chá de açúcar demerara em cada sobremesa e use um maçarico ou grelha quente para caramelizar a parte superior.

Seja realmente os franceses, ingleses ou espanhóis, podemos ficar felizes por alguém da Europa antiga ter inventado essa deliciosa sobremesa!

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)