Embora não haja consenso, quando o assunto é decantação de vinhos, pode-se dizer que são duas as razões para que o processo seja realizado: separar o liquido de seus sedimentos, em vinhos não filtrados como a grande maioria dos vinhos de longa guarda – decantação – e “amaciar” os vinhos mais jovens e de média guarda  aeração.

Como o processo de decantação consiste em separar o vinho de sedimentos que se formaram na garrafa ao longo do tempo, ele é usado, prioritariamente, em vinhos mais velhos.

Os vinhos mais novos não têm sedimentos, mas, em virtude da presença dos taninos, são normalmente ásperos, secos e adstringentes, apresentando níveis elevados de acidez, devido ao pouco tempo que tiveram para amadurecer. Nesse caso necessitam “respirar” durante uma ou duas horas. Assim, não precisam ser decantados. Porém, o uso do decanter suaviza os taninos presentes.

No caso dos vinhos antigos a decantação acelera a evaporação dos aromas, devendo ser realizada cerca de meia hora antes do vinho ser servido, uma “respiração” curta é o suficiente para libertar.  É aconselhável que se deixe a garrafa na posição vertical um ou dois dias antes de ser consumida, para que todos os sedimentos se concentrem no seu fundo. Se você se esquecer, pode usar a técnica de decantação rápida. Basta colocar um pano branco e fino, ou até mesmo um guardanapo de papel, sobre a abertura do decantador e derramar o vinho. A borra será separada do líquido.

Nos vinhos brancos jovens, às vezes, se encontra um depósito constituído de cristais de bitartarato de potássio (hidrogeno tartarato de potássio), confundido com açúcar por seu aspecto, de sabor extremamente desagradável, o que justifica o uso do decanter.

Se você não tem um decanter, nem tudo está perdido, pode utilizar outro recipiente para o processo de decantação e usar um funil para colocar o vinho de volta à sua garrafa original.

Para finalizar, se é verdade que poucos vinhos pioram com a decantação, também é verdade que um vinho de qualidade vai continuar a desenvolver e a libertar-se dentro do próprio copo. A escolha é sua.

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)