José Filipe Tavares, nasceu em Recife-PE, é graduado em Gastronomia pela Faculdade do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) e especialista em Confeitaria e Panificação pela Faculdade Internacional da Paraíba.  É coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa (FMN João Pessoa), desde 2016, quando o curso foi criado. É pesquisador de Culinária Funcional, temática sobre a qual promove cursos, e atua como Personal Chef para pequenos eventos.

Qual prato você prepara que é garantia de sucesso entre as pessoas?

Chef José Filipe Tavares... Atualmente ensino em Faculdade de gastronomia na cidade de João Pessoa. O prato que mais chamou a atenção dos alunos recentemente foi um Salmão em crosta de castanha, mousse de couve flor, molho de laranja e legumes salteados.

Qual é o tempero que deixa sua assinatura?

Chef José Filipe Tavares… Procuro sempre colocar frutas nas minhas preparações.

Você tem algum livro de receitas de família? Qual receita  mais lhe marcou?

Chef José Filipe Tavares…  Infelizmente não, mas a receita que minha avó me ensinou foi um bolo de abacaxi que marcou muito e todos anos, quando ela estava viva, eu fazia para o aniversário dela.

Do ponto de vista de um Chef, como você se descreve?

Chef José Filipe Tavares… Ser um chef de cozinha é muito mais do que cozinhar. É ter uma sensibilidade em todos os momentos. Minha maior inspiração vem de coisas simples, como uma feira livre, por exemplo. O que mais me motiva é ver a satisfação das pessoas ao comer minha comida. Adoro mergulhar nos livros e nos ingredientes para criar um cardápio novo… Encanta-me fazer releituras dos pratos existentes e acima de tudo, amo comer.

Conte um pouco sobre a sua memória afetiva com a culinária. Quem te inspirou a seguir a carreira?

Chef José Filipe Tavares…  Minha memória afetiva vem da minha avó, que na minha infância me ensinou a fazer um bolo. Depois de um longo tempo, já adolescente, comecei a auxiliar minha irmã com encomendas de doces de festas e isso me consumiu de uma forma surpreendente e nunca mais parei. Fiz faculdade de gastronomia em recife-PE trabalhei com grandes eventos e sem imaginar que isso aconteceria, me descobri na docencia, a qual me dedico até os dias atuais.

Conte um pouco mais sobre o e-book que escreveu juntamente com seus alunos.

Chef José Filipe Tavares… Fazer o livro “Fotografe Sabores” foi algo fantástico, que surgiu com uma conversa com um professor de fotografia. Daí, pensamos em fotografar os pratos que os alunos de Gastronomia produziam nas aulas práticas. Contamos com a parceria, também, dos alunos de jornalismo que ajudaram na parte escrita.

O livro se tornou um e-book e conta um pouco de algumas culinárias. A experiência foi formidável e única, deixando os alunos encantados.

Curiosidade: qual prato/ingrediente que você não come de jeito nenhum?

Chef José Filipe Tavares…  Algum prato feito com jiló e maxixe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)