Especialidade irresistível da tradição italiana, servida a qualquer hora do dia, a focaccia é simples de fazer e gostosa de comer.

A focaccia tem uma longa história, que remonta ao século 11, mas certamente há menções a ela em documentos do século 14. Hoje é o típico petisco de Gênova, algo que você pode comer no casco. Cada padaria faz sua própria variedade, é difícil encontrar duas idênticas na cidade, algumas mais oleosas, outras mais grossas, mas o importante é que ela tem buracos onde o óleo e o sal se juntam e deixa seu paladar louco quando você chega eles… especialmente se você o comer “de cabeça para baixo”, com o lado crocante na língua (experimente e você verá)!

A receita original da focaccia leva farinha de trigo, fermento, água, óleo e sal. Outros ingredientes podem ser acrescentados à massa para torná-la ainda mais rica e saborosa.

Ingredientes (para 4 pessoas)
750 g de farinha de trigo
500 g de água
12 g de levedura de cerveja
15 g de sal
30 g de azeite extra-virgem

Modo de preparo: 

Numa tigela coloque a água e 500 gramas de farinha de trigo, adicione 2 gramas de fermento , misture e leve à geladeira coberta com filme plástico. Deixe por pelo menos 10 horas.
Pegue a massa da geladeira, adicione os outros 250 gramas de farinha de trigo, 10 gramas de fermento, sal e óleo. Deixe crescer por uma hora.
Estenda a massa: prepare alguns pães de cerca de 300 gramas cada, espalhe-os em bandejas bem untadas com óleo e pressione a massa com as pontas dos dedos para criar os clássicos buracos. Deixe crescer por uma hora.
Espalhe por cima uma emulsão de óleo, água e sal a gosto.
Asse a 220-250 ° C por 15-20 minutos.
Agora é só se deliciar mas se quiser incrementá-la, basta recheá-la com frios, queijos a gosto, ou à sua moda.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)