A origem do frango com quiabo é incerta, uma vez que a culinária brasileira recebeu contribuições de vários povos, que ajudaram na formação e colonização do País.
O prato típico é tradicional da culinária mineira e sua origem remete ao século XIX, época em que o estado de Minas Gerais passava por dificuldades no transporte de mercadorias alimentícias, provenientes de outros estados do país. Como a galinha caipira e o quiabo, ingredientes utilizados para essa receita, eram facilmente encontrados no estado, se popularizam entre os mineiros. Sofreu influência de várias culturas, entre elas a indígena, africana e portuguesa; reflexo da diversidade encontrada em nosso país.
Um dos pratos que marcou minha infância, pois quando viajava para ver meus avós no norte de Minas Gerais reuníamos aos finais de semana e comiamos um delicioso e suculento frango com quiabo e de acompanhamento um angu cremoso e ainda para deixar com um ótima lembrança não podia esquecer de que se preparava tudo em panelas de barro ou ferro e um fogão a lenha,só de lembrar já imagino o cheiro e o sabor de uma verdadeira comida raiz que até hoje me recordo e sempre trazendo ótimas lembranças da minha infância.

Ingredientes:

1 kg de frango cortado em pedaços à passarinho.

500 gramas de quiabo.

1 unidade de cebola, média, picada.

3 dentes de alho amassados.

2 folhas de louro.

1 unidade de limão.

Quanto baste de óleo

Coentro picado à gosto.

Pimenta do reino à gosto.

Sal à gosto.

 

Modo de Preparo

1 – Lavar e secar muito bem os quiabos, cortá-los em rodelas de 1cm e, em seguida, refogar em uma panela com um pouco de óleo.

2 – Cozinhar, mexendo de vez em quando sem deixar desmanchar, até que solte toda a baba

(para ajudar o processo é só acrescentar algumas gotas de limão ou vinagre de álcool).

3 – Lavar o frango com água e vinagre para tirar o limo, e, em seguida, escorrer, temperar com sal, alho, pimenta e folha de louro e levar para assar, em uma assadeira a forno em 200 graus, de 15 a 20 min ou até que estejam dourados.

4 – Em uma panela coloque óleo e refogue a cebola até murchar acrescente o frango já dourado e o quiabo e frite por mais uns 2 a 3 minutos.

5 – Ajuste o sal e a pimenta, caso necessário, e acrescente o cheiro verde, deixe por mais 2 minutos e desligue o fogo.

 

Tenham um bom apetite.

 

Sugestão

Servir com farinha de mandioca ou angu, fica uma delícia.

Dica

Colocar sempre algo cítrico como limão ou vinagre no quiabo, pois ajuda a tirar a baba.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Chef Silvio Amarinho Freire
Últimos posts por Chef Silvio Amarinho Freire (exibir todos)