Para quem gosta de queijos azuis, uma viagem dos sonhos é à Lombardia, a pátria do gorgonzola, queijo de sabor inconfundível, intenso, decisivo, persistente, envolvente, cremoso e irresistível. Um dos queijos mais particulares da tradição leiteira italiana, que se apresenta em duas variantes principais: picante e doce.
Gorgonzola: picante e doce
O queijo gorgonzola picante envelhece por 80 dias, sua massa é consistente e quebradiça e com um sabor acentuado. Já o doce, envelhece por 5 dias e sua massa é macia e aveludada, com notas almiscaradas, versátil e com sabor mais arredondado. É o favorito dos italianos, representando mais de 90% da produção total.
Gorgonzola: onde ele nasceu
Embora suas origens remontem à Idade Média, somente a partir de 1996 ele passou a ser protegido por uma DOP. A área de produção é o extremo norte entre Piemonte e Lombardia, mas o local de origem é o município de Gorgonzola, na área milanesa, onde as vacas vieram descansar após transumância das áreas alpinas de Valsassina, na província de Lecco.
As receitas com gorgonzola
Uma das receitas mais populares da culinária italiana é o risoto com gorgonzola, combinado com radicchio* ou com nozes. Acompanha massas e vai muito bem como aperitivo com torrada ou uma fatia de pão.
* Também conhecido como chicória italiana, tem um sabor nitidamente amargo que combina bem com muitos pratos.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)