Quando a questão diz respeito à qualidade, sabor e tradição da boa culinária, a Itália é, sem sombra de dúvidas, insuperável. Além de ser um grande exportador de alimentos, bebidas e tradições culinárias, ela possui uma quantidade infindável de deliciosas receitas, com destaque especial para as massas, que alçaram fama internacional.
São mais de 300 formatos de massa. usados no preparo de receitas deliciosas que enchem os olhos e dão água na boca. Sem exagero, podemos afirmar que cada família italiana possui uma maneira própria de fazer sua massa. Mas algumas receitas tradicionais, transmitidas por séculos, são imbatíveis e continuam muito populares nos dias atuais.
Dentre os mais famosos pratos de massa italiana do mundo temos:
Carbonara; com ovos e bacon.
Bolonhesa; com carne picada, refogada e molho de tomate.
Matriciana; exclusivamente com bacon.
Espaguete; simples e clássico com tomate e manjericão, um símbolo italiano e colorido com as cores da sua bandeira.

Lógico que existem muitos outros pratos famosos de massa reproduzidos pelo mundo a fora. As massas frescas de ovos, típicas de Emilia Romagna (foto ao lado) onde a arte da massa folhada é sagrada e preciosa, merecem menção especial. A verdade é que as receitas à base de massas frescas são conhecidas, preparadas e apreciadas em toda a Itália, sendo a lasanha, uma das receitas italianas mais famosas do mundo. A tradicional é preparada com folhas de macarrão de ovo, puxadas rigorosamente à mão, alternadas com um delicioso, rico e suculento molho à bolonhesa, e decorado com muçarela e queijo parmesão ralado. Em algumas versões, a ricota também é adicionada diretamente ao molho de carne.
A tradição Emília-Romanha possui outros excelentes e deliciosos pratos típicos à base de massas artesanais frescas, conhecidos e apreciados na Itália e em vários lugares do mundo, como o tortellini ou tortelli. Uma massa que, conforme o tamanho, pode ser cozida e servida pura, ou, enriquecida com recheios. Os ingredientes mais famosos para o recheio são: a combinação de ricota e espinafre, o presunto cru ou abóbora.

Outras massas frescas famosas são:

Ravioli; quadrados de massa recheada de carne, com pouca gordura ou vegetais.

Cappelletti; massa simples e fresca de ovo, tradicionalmente usada para ser preparada e apreciada em caldo.

Assim como as massas, a pizza continua sendo um símbolo histórico e universal da Itália. A clássica Margherita (foto ao lado), nasceu em Nápoles, um prato oferecido à rainha, perfumado e colorido como o tricolor: macarrão branco, molho vermelho e manjericão verde, ingredientes genuínos, locais e de alta qualidade.
Com o passar do tempo, infinitas receitas e combinações de sabores foram criadas e inventadas, dando origem à uma variedade imensa de pizzas.
Entre as pizzas clássicas da Itália, destacamos:
Quatro estações: dividida em quatro fatias, cada uma temperada com ingredientes típicos de uma estação do ano,

Apricciosa: muito rica, com presunto, cogumelos, muçarela, alcachofra e tomate

Marinara: muito simples e leve, só com tomate e alho, e Além delas temos outras combinações deliciosas, sendo as mais comuns: presunto e cogumelos e quatro queijos.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)