Como todos sabem, o sangue italiano corre em minhas veias e a paixão pela enogastronomia italiana aguça minha curiosidade. Uma das coisas que me move é o desejo e a vontade de a prender mais e mais sobre os aromas e as sensações.
Esta receita é de uma massa caseira que pode ser tanto para macarrão como para uma deliciosa lasanha, cabe a você decidir por uma ou outra.
Primeiro passo… Prepare sua superfície de trabalho, sugiro a tábua, a rugosidade da madeira é mais adequada do que a superfície lisa. Evite correntes de ar, que podem ressecar a massa.

Ingredientes

Cerca de 3 1/2 xícaras de chá (400g) de farinha de trigo
4 ovos
1 pitada de sal (?)

Modo do Preparo

1. Bata os ovos com um garfo.
2. Sal sim ou não? Segundo as correntes emilianas, não deve ser adicionado à massa, mas de acordo com outras corrente uma pitada de sal não faz mal.A escolha é sua.
3. Misture os ovos à farinha de trigo (com ou sem a pitada de sal).
4. Trabalhe a massa por pelo menos 10 minutos, com energia e com a palma da mão, batendo ocasionalmente na tábua para torná-la mais elástica.
5. Deixe a massa descansar por uns 30 minutos.
5. Divida a massa em 2 ou 3 partes e abra-as, usando a máquina, até deixá-las com 2 mm de espessura.
6. Mantenha a massa que você não está trabalhando coberta para evitar que ela seque.
6. Não se esqueça de secar as planilhas polvilhadas com sêmola por alguns minutos de cada lado antes de dobrá-las em um rolo plano.
7. Massa pronta é só cozinhar em água fervente, com sal, por uns 2minutos.
8. Use o molho de sua preferência.

Curiosidade
Sabia que o nome do ancestral da lasanha é Làgana e que seus primeiros testemunhos são encontrados nos textos antigos de Horácio e Cícero do primeiro século aC ? Pois é, naquela época, pequenas e finas tiras de massa caseira com farinha e água já eram usadas , muito semelhantes às lasanhas atuais. Se você é um amante deste prato, basta clicar aqui e ver uma deliciosa receita da Chef Carla Dias.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)