Merlot, quando o elegante se une ao popular.
Produzida no século XVIII, a uva Merlot tem sua origem registrada na região de Bordeaux, na França, e é conterrânea das uvas Carmenère e Cabernet Sauvignon. Largada por muito tempo em segundo plano, por conta do reinado da Cabernet Sauvignon, a Merlot era mais utilizada para belnds (vinhos de corte). Curiosamente, esta cepa se tornou destaque na Serra Gaúcha, a partir dos anos de 1970, devido sua grande adaptabilidade ao clima da região, sendo também encontrada em outras regiões da América do Sul, no Velho Mundo e no novíssimo mundo entre a África e a Austrália.
Os vinhos produzidos desta uva apresentam um aroma marcante, que remete frutas negras e maduras como ameixa, jabuticaba, mirtilos, além de lembrarem superficialmente algumas especiarias como alecrim e orégano. Com grau de acidez reduzido, se comparado a vinhos de outras uvas, o Merlot apresenta um corpo médio e com baixo nível alcoólico, além de se mostrar eficiente em cultivos fora da Europa, decorrente da aceleração de seu amadurecimento nestes solos.
O Merlot é facilmente harmonizado com variados tipos de comida, desde massas e risotos até carnes brancas como aves e coelhos, desde que essas acompanhem um sabor mais apimentado. Além disso, este vinho combina com alguns processados como linguiças e Parma, além de fungi.
Armoniza com vinho
Delicious White – Puklavec & Friends
Furmint, Riesling, Chardonnay e Welschriesling
Comentários
Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.
- O que são os Vinhos de Autor? - 27 de setembro de 2019
- Tempranillo - 17 de setembro de 2019
- Touriga Nacional - 17 de setembro de 2019