O Mint Julep está indissoluvelmente ligado ao Kentucky Derby. Uma mistura simples de bourbon, hortelã fresca, açúcar e água. A bebida refrescante é, frequentemente, servida em um copo de estanho fosco carregado de gelo. Inserida na categoria “esmagar” do coquetel, a hortelã é esmagada para liberar seus óleos essenciais.
Supõe-se que o Mint Julep tenha surgido como um remédio medicinal para dores de estômago, no sul da América, aparecendo impresso em 1784. Um pouco mais tarde, em 1803, o escritor John Davis descreveu a bebida como “um gole de licor espirituoso”.
A palavra “julep” tem origem na palavra persa “gulab”, que significa água de rosas, com alguns acreditando que o coquetel tem origens árabes, iniciando a vida como uma mistura de água e pétalas de rosa. Além de bourbon, há quem use o gin, conhaque e uísque como base, sendo que Jerry Thomas, em seu Guia de Bartenders de 188, permite o uso de todos os três.
O drink é mencionado no The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, em particular como fã. O escritor William Faulkner, também, foi um amante da bebida e tendo sido autorizado a misturar sua própria versão no Musso & Frank Grill, em Los Angeles.

Ingredientes
50 ml de uísque bourbon
8 a 12 folhas de hortelã, mais um ramo para decorar
7,5 ml de xarope de açúcar (dilua 2 partes de açúcar cristal para 1 parte de água aquecida)
Gotas de bitter aromático (opcional)

 

Modo de preparo
Se não tiver copo de inox, vale de vidro (300ml). Ele tem que estar gelado. Bem gelado.
Coloque as folhas de hortelã.
Adicione a calda de açúcar. Macere muito, muito, mas levemente, as folhas de hortelã com o açúcar. (Eis o segredo: se amassar fortemente as folhas, o sabor fica amargo)..
Quebre bem o gelo enrolado num pano de prato (vai ser mais fácil manuseá-lo depois) e acrescente ao copo.
Acrescente o bourbon, complete o copo com muito gelo e mexa bem com uma colher, se tiver bailarina, melhor.
Decore com um ramo de hortelã.
Se quiser, adicione gotas de bitter aromático. Sirva sem canudo.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Trilhas & Sabores
Últimos posts por Trilhas & Sabores (exibir todos)