A planta é uma verdura da família das crucíferas, flores em forma de cruz, assim como o repolho, o brócolis e couve de bruchelas. Apresenta folhas verde-escuras, com bordas dentadas ou rendadas. Além das folhas, também, suas sementes são usadas como especiarias. Assim como o sal e a pimenta, as mostardas são consumidas no mundo sendo comercializadas tanto inteiras quanto em pó.

Especies

  • Mostarda preta (Brassica nigra) – cultivada no Chile, Argentina e EUA, apresenta um sabor mais acentuado.
  • Mostarda branca – na verdade, amarela (Brassica alba) – encontrada no norte da África, Oriente Médio e Europa Mediterrânea. De sabor mais suave, é usada na produção de molho de mostarda amarelo.
  • Mostarda castanha ou mostarda da Índia (Brassica Juncea) – cultivada no Nepal, Reino Unido, EUA, Canadá e Dinamarca. De tom amarelo escuro, seu sabor é mais amargo e é usada no preparo do molho de mostarda Dijon.Entre as mostardas mais famosas no mundo estão:
    A mostarda alemã – preparada com as sementes amarelas.
    A mostarda francesa – preparada com as sementes escuras.

Como usar?

O molho de mostarda todo mundo conhece e usa em lanches e como tempero. Entretanto, as folhas da mostarda, também, podem ser refogadas ou cozidas no vapor e temperadas a gosto e, suas sementes podem ser acrescentadas na hora, inteiras ou moídas, no preparo do alimento. O molho de mostarda é usado no prato pronto e combina com todas as carnes. O molho também pode entrar no tempero de saladas e legumes.

Poucas pessoas sabem dos poderes e benefícios, da mostarda para a nossa saúde. Suas folhas e sementes são riquíssimas em minerais, proteínas, fibras e vitaminas, que trazem vários benefícios para a saúde, além de seu consumo ser benéfico na prevenção de doenças respiratórias e musculares.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.