A primeira evidência da muçarela de búfala remonta ao século XV, quando era simplesmente chamada de “corte”, porque a fase final do processo de fabricação terminava, e ainda hoje termina, com o corte ou o momento de cortar os filados de massa. O nome “muçarela” começou a aparecer na segunda metade do século XVI no manual de Bartolomei Scappi, um dos cozinheiros da corte papal.

Muçarela de búfala DOP
Para a DOP, as áreas de produção estão nas províncias de Caserta, Salerno, Benevento e Nápoles, na Campânia, mas também há Lazio, com Frosinone, Latina e Roma, e Puglia com a área de Foggia, além da província de Isérnia em Molise.

 

 

Como comer muçarela de búfula?

Para os “puristas” este queijo deve ser provado sozinho, nas mordidas, desfrutando de todo o sabor do leite e do inconfundível aroma dessa excelência italiana. Entretanto, uma das combinações mais populares é o clássico com tomate e manjericão para um prato caprese, ou com anchovas. A muçarela de búfala também se torna o condimento perfeito para uma pizza napolitana redonda ou para um molho, ao estilo Sorrento com tomate para adicionar ao nhoque gratinado assado.

 

 

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)