Uma das grandes bases da cozinha funcional, é o uso de farinhas integrais que são extraídas tanto da cascas, como dos alimentos e grãos.  Servem para enriquecer sua alimentação, e trazer benefícios naturais para seu dia-a-dia.  Que tal conhecermos um pouco desse maravilhoso mundo das farinhas funcionais:

1. Farinha de Beterraba – Ótima para quem pratica esportes, pois ajuda no aumento da performance.  Contribui para o emagrecimento (aconselhável tomar como chá) e também possui agentes anti-oxidantes. Fonte de vitamina C e B9. Contém magnésio, manganês, betaína, fósforo e potássio

2. Farinha de Uva – Previne a Diabetes, diminui os níveis de colesterol e é fonte de energia.  Além de todos outros benefícios, possui agentes antioxidantes também, o que é muito bom para a pele.

3. Farinha de Coco – Possui muita fibra, além de não possuir glúten é de baixo índice glicêmico o que torna essa farinha muito boa para quem quer controlar triglicérides.  Ajuda no emagrecimento e na regulação do intestino, sem contar que é muito saborosa.

4. Farinha de Mamão – Não muito conhecida do consumidor brasileiro possui baixo índice calórico e muita fibra alimentar, para quem deseja melhorar e regular o intestino, basta incluir duas colheres de sopa em sucos.  Além de conter betacarotenos, serotonina, carpaína que ajudam na digestão.

5. Farinha de Berinjela – Ótima para ajudar à regular o nível de triglicérides e de colesterol.  Por se tratar de um produto bastante concentrado, essa é a forma em que se preservam mais seus nutrientes.  Além de ajudar no shape ela também contribui para aliviar a saciedade de comer doces.

6. Farinha de Limão – Essa é uma farinha que todos deveriam inserir em suas alimentações.  Além de muita fibra, pois é feita através da casca do limão, ela ainda contém agentes anti-cancerígenos, ajuda no combate e na prevenção de cálculos renais.

7. Farinha de Maracujá – Essa é uma das farinhas funcionais pioneiras, contém fibra pectina, a vitamina B3 (niacina), ferro  cálcio, fósforo e muita fibra.  Ajuda no controle dos picos glicêmicos.

8. Farinha de Sorgo – Para quem não conhece, Sorgo é uma farinha tradicional usada na África.  Não possui glúten, e seu uso é mais antigo que o da mandioca. Possui:  magnésio (o que ajuda a manter regulado o nível de cálcio), ajuda no sistema imunológico, redução de colesterol, menor incidência de câncer de cólon, controle da glicemia além da prevenção de doenças cardio vasculares.

9. Farinha de Batata Doce – A batata doce em pó é uma fonte nutritiva de carboidrato de baixo índice glicêmico e contém ferro, cálcio e vitamina A. Ela pode ser utilizada para manter os níveis de energia durante o treino.  Serve para substituir a farinha de trigo em diversas aplicações na cozinha.

10. Farinha de Banana Verde – Extraída principalmente da casca, ou também da polpa, ela ajuda no emagrecimento por conter uma grande quantidade de fibras em sua composição e também no controle da diabetes.  É uma forma de carboidrato muito saudável para o organismo , uma vez que sua digestão se faz diretamente no intestino delgado.

11. Farinha de Linhaça – Essa já é uma grande amiga conhecida das alimentações naturais.  Serve para complementar sucos, bolos, pães e diversas outras aplicações.  Além de não conter glútem, possui muita fibra, e ajuda diretamente no controle do colesterol.  Principalmente a linhaça dourada é muito rica em Omega 3 e 6.

12. Farinha de Amêndoa – Ótima para uso na panificação e em massas (em conjunto com farinha de linhaça e farinha de tapioca), ela também possui características oleoginosas, o que naturalmente é rica em Omega 3 e contribui para o equilíbrio do colesterol.

13. Farinha de Arroz – Sua principal atribuição é não ter qualquer gosto e também ser livre de glúten, isso torna essa farinha um coringa na cozinha funcional e saudável.   Substitui a farinha branca de trigo em todas as suas aplicações, sem contar que ela é muito mais nutritiva, principalmente se for consumida em sua versão integral.

14. Farinha de couve liofilizada – Rica em ferro e proteínas, e por ser um produto concentrado, carrega muito mais nutrientes do que o alimento cru (comparando as mesmas porções).  Ótima para regular o organismo, possui agente desintoxicante por natureza.  Perfeito para compor aquele suco detox sem necessidade de liquidificador.

 

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Chef Murilo Martinez
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