A quase um mês atrás recebi o convite, da Mamari Serviços & Projetos, para preparar um prato simples, porém sofisticado para um jantar.  Na ocasião o que mais me surpreendeu foi o tema: “O processo criativo na gastronomia e na Engenharia”.

Com total liberdade de escolha, criei um delicioso prato, mas, antes de apresenta-lo para vocês, vou contar um pouco sobre o evento.

O local foi a Loja Camicado, no Shopping Vitória, a data 23 de maio, o início 19:30 e contou com a presença de 16 convidados da loja.

Vocês devem estar se perguntando: O que a Engenharia tem a ver com a Gastronomia?

Entendo a arte de cozinhar, como um processo que vai da escolha dos ingredientes até a escolha do suporte para servir, um processo que exige saber o cálculo exato de cada ingrediente para preparo com garantia de melhor sabor e para a montagem do prato. Posso dizer que na Engenharia o processo é bem semelhante, tudo tem que ser bem calculado e os materiais usados precisam ser de qualidade para que a obra seja um sucesso.  

Concordam?

Então vamos à receita!

Canelone 4 queijos ao molho branco com nozes e damasco

Ingredientes

  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres de manteiga de garrafa
  • 1 caixa de creme de leite sem lactose
  • 1 litro de leite sem lactose
  • 3 colheres (sopa) de trigo
  • 1 xícara de queijo branco
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 100 grs de damasco
  • 100 grs de nozes
  • 1 pitada de noz moscada
  • Sal a gosto

*Gergelim preto para decorar

Modo de preparo – Molho branco

Pique o damasco e deixe um dia curtindo com uma pitada de noz moscada.

Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola e o sal, quando a cebola estiver bem transparente reserve e deixe na geladeira de um dia para o outro.

 No dia seguinte volte a esquentar a cebola acrescente o trigo e mexa.

 Coloque o leite mexa.

Quando o molho estiver com uma consistência firme, desligue o fogo e acrescente o damasco e as nozes picadas, mexendo bem para não grudar. Acrescente o creme de leite e acerte o sal.

Coloque o canelone no vasilhame, cubra com o molho e leve ao forno ou se preferir asse o canelone  no forno por  cerca de 20 a 30 minutos na temperatura de 180 graus.

Assim que estiver pronto sirva com o molho por cima e jogue o gergelim preto para enfeitar!

Por fim: (…) gastronomia é todo um conjunto de fatores que se entrelaçam (preparo da refeição, pessoas, lugares, arrumação, decoração, ambiente etc.) para fazer daquele momento da refeição, um momento muito especial, pois os prazeres da mesa convidam outros prazeres. Não só os prazeres do gosto, mais os prazeres da vida. (FILHO, 2008: 18)

A massa do canelone foi da marca De Pauli Massas

Para harmonizar este prato utilizei um vinho branco da uva Fernão Pires da Casa Agrícola Portugal

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)