O falar de queijos trás muito prazer a quem o faz e desperta desejos em quem os procura. A apresentação aqui é do queijo O Reverendo. Um queijo de origem da Serra da Canastra, próximo à nascente do Rio São Francisco em Minas Gerais. Uma peça que pode chegar a 1,5 kg depois de curado.
Seu processo de cura é realizado pelo método francês de casca lavada, conhecido desde o século X. Isto mesmo, durante o processo de maturação o queijo recebe banhos de um preparado de nome morge (solução salina). Que é a mistura dos ingredientes que darão características a este novo queijo. Pode conter bebidas e especiarias.
Sua casca fica com textura mais gelatinosa, formando uma película macia e agradável ao paladar, e funciona com contentor da massa que se torna cremosa e muito macia. Deve ser mantido em sua embalagem original na parte baixa da geladeira onde a temperatura gira em torno dos 10º. Tem aroma forte característico dos queijos de casca lavada. É um queijo de presença e forte personalidade. Seu sabor e textura assemelha-se ao queijo italiano Taléggio (região da Lombardia).
Seu sabor intenso faz que nós na cozinha pensemos como seria a melhor forma de degusta-lo. Harmoniza muito bem com tâmaras, damascos e castanhas. É fantástico para um risoto, pois dá a cremosidade ideal. Também se adequa á um belo medalhão de filé e quando sobreposto se derrete sobre ele.
Uma preciosidade das terras de Minas executada pelo afinador Fabio Ribeiro.
Comentários
Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.
- Queijo Maria Nunes - 13 de outubro de 2020
- Queijo Cana Velha - 23 de setembro de 2020
- Queijo O Reverendo - 17 de setembro de 2020