Pinot Noir, o vinho mais elegante da França.

Produzida a mais de dois mil anos, a uva Pinot Noir tem sua origem registrada na região de Borgonha, no Sudeste da França, é historicamente utilizada para a produção de vinhos finos como o célebre La Romanée-Conti, além de ser base do Champagne. Além da França, esta uva é amplamente cultivada na Itália, Continente australiano, América do Norte e alguns países da América do sul, a exemplo o Chile e o Brasil. Curiosamente, a Pinot Noir, junto com a Chardonnay, são as únicas vinhas permitidas por Lei serem plantadas na região da Borgonha.

Vinhos produzidos desta uva apresentam um aroma mais adocicado como de cereja, framboesa, amora, floral e de algumas ervas. Com baixo teor de tanino, são vinhos de corpo médio, um pouco mais suaves que, se produzidos no Novo Mundo, variam de medianos a encorpados, com coloração de vermelho intenso. Quando cultivadas em países que não são a França, caso esses apresentem uma radiação solar mais elevada do que a encontrada em Borgonha, confere à uva maior concentração de açúcar que se transforma, durante a fermentação, em álcool, por isso o Pinot Noir produzido em países sul-americanos, como por exemplo a Argentina, tendem a ser mais alcoólicos.

O Pinot Noir é facilmente harmonizado com carnes vermelhas, como por exemplo um Boeuf Bourguignon, massa (pizza), champignon, trufas e alguns peixes como salmão. Os queijos que melhor harmonizam com essa uva são aqueles cuja cremosidade é mais presente como Brie e Camembert.

Armoniza com vinho

Delicious White – Puklavec & Friends
Furmint, Riesling, Chardonnay e Welschriesling

Compre online aqui

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Raquel Lima Egypto
Últimos posts por Raquel Lima Egypto (exibir todos)