A preparação dos alimentos para o consumo exige atenção e cuidados especiais, que vão desde a sua escolha até a forma de manipulação durante e após a sua higienização. Esses cuidados são fundamentais, pois ajudam a prevenir a contaminação, impedindo a formação de bactérias e evitando problemas de intoxicação e outras doenças causadas pelo consumo de alimentos mau higienizados.

Além dos cuidados com a higienização dos alimentos, também, é importante que se fique atento a forma de armazená-los. Assim, jamais devemos deixar alimentos prontos expostos ao ar livre, nem os guardar em locais inadequados.

Na verdade, são vários os fatores responsáveis pela contaminação de alimentos e produtos alimentícios. Destacamos: os microorganismos, os agentes químicos, os metais pesados, a infestação parasitária e as pesticidas.

Provavelmente você já percebeu que, nós humanos, podemos ser um dos principais veículos de contaminação dos alimentos,.Não?! Para evitarmos tal situação devemos tomar certos cuidados, principalmente, com as nossas mãos, boca e nariz, que são potenciais focos de contaminação. Por isso, antes de começarmos a manusear os alimentos, devemos higienizar as nossas mãos, lavando-as muito bem, sem nos descuidarmos das nossas unhas que devem estar bem cortadas e limpas.Outra atenção especial deve ser dada aos espirros e tosses pois, quando se espirra ou se tosse, por exemplo, os microorganismos presentes no nosso corpo se espalham, podendo cair sobre os alimentos e contaminá-los.

Sim, mexer com alimentos é coisa muito séria, um descuido pode provocar doenças e, até mesmo causar a morte.Se quisermos ser imparciais com as questões relacionadas à higiene pessoal, podemos dizer que para manusearmos os alimentos devemos: tomar banho,  lavar os cabelos, usar touca, fazer a barba diariamente, não usar o uso de maquiagem, de brincos, pulseiras, anéis e relógios.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)