Se existe paixão a primeira vista com queijo, posso dizer que senti na pele. Ou melhor, senti no paladar. Um queijo único, de massa semi-cozida. Este queijo tem a capacidade de despertar na gente, aquele sabor inconfundível do prazer do bate papo, do café da manhã, do café da tarde e porque não dos melhores momentos que a gastronomia pode te proporcionar.

Amanteigado, cremoso, no ponto certo, massa amarela rica em gordura, pois vem do gado Gersey. Aquelas simpáticas vaquinhas que parecem de presépio, pequeninas, e com um leite maravilhoso. Este queijo é apresentado em duas versões, o Cana Velha, de casca lisa, bem fechada e colonizada por uma fina camada de mofo branco, o mesmo do queijo Brie e o Cana Velha Café. Café? Sim, o queijo é maturado com café arábica agregando sabor e aromas distintos, adocicado e suave com maior nível de acidez nesta cobertura. O que lhe imprime uma coloração cor de café em sua casca. Uma película super fina que te proporciona um retrogosto do café ao degustar. Cada peça pesa em média 400 grs.

Sua massa é genial para ser empanada e servir como um precioso tira gosto ou mesmo peça principal na composição de um prato bem elaborado.
Este queijo, produzido na Micro região do Campo das Vertentes, na cidade de São Brás do Suaçuí em Minas Gerais. Sua maturação é realizada na própria fazenda de origem, seus produtores são um casal fantástico Dona Helena e seu marido o Gilbert Melo. E como todo queijo tem alma, a do Cana Velha trás essa energia maravilhosa destes dois.

Seu tamanho comercial é o que chamam de merendeiro. Um tamanho menor e com certeza é o queijo que a gente começa a comer e só termina quando acaba. Acredito tanto neste queijo como sendo uma joia da queijaria da nossa gastronomia que dei um de presente para um dos maiores empresários do setor de laticínios do país. Louco eu? Claro que não!!

Meses depois, estes queijos, receberam medalha de Ouro e Super Ouro no Concurso realizado em Araxá pela mesma instituição Francesa que realiza os eventos de queijos em Tours.

Em Breve este queijo aparecerá com a técnica da casca lavada para nos deixar mais enlouquecidos com seu sabor e sua textura. Acredite, você deve experimentar isso antes de morrer.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Chef Carlos Baldo
Últimos posts por Chef Carlos Baldo (exibir todos)