Rendimento: 3 a 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: media
Você pode reconhecer este prato francês icônico no menu À La Carte. Tem uma história longa e interessante na paisagem culinária que pensávamos que compartilharíamos com você. A receita de um clássico da culinária francesa, o bouef bourguignon, com carne bovina, bacon, vinho tinto, cogumelo e legumes ensopados, preparada de uma forma atípica. Substitui alguns ingredientes, o vinho tinto pela red ale da cervejaria hump, que entra também na harmonização desse prato, o cogumelo pelo pinhão e a carne bovina, geralmente alcatra, pela língua bovina, mantive os legumes e o bacon. O resulto me agradou bastante. Vale apena conferir.
Ingredientes
- 1 Kg língua bovina
- 2 Red Ale Hump
- ½ kg batata bolinha
- 4 cebolas pérola
- 2 colheres de sopa molho de tomate
- 2 cenouras
- ½ kg pinhão cozidos e descascados
- 200 gramas de bacon
- 1 maço de salsinha
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Pré cozinhe a língua bovina na pressão com uma pitada de sal por 30 minutos.
Limpe a língua bovina e corte em cubos médios.
Numa panela media refogue o bacon picado, as cebolas cortadas ao meio, a língua bovina, as cenouras e as batata descascadas, refogue bem até caramelizar o fundo da panela.
Adicione um copo da cerveja e o molho de tomate, deixe ferver e, logo em seguida, adicione as folhas de louro e os pinhões, já cozidos e sem casca, uma pitada de sal e pimenta do reino, deixe ferver em fogo baixo por alguns minutos até reduzir e dar o ponto de molho.
Montagem
Coloque os cubos de língua bovina no centro e a cebola, cenoura e pinhão ao redor, decore com salsinha e sirva com a cerveja red ale.
Dica
A língua bovina pode ser substituída por alcatra, mignon ou coxão mole, o pinhão pode ser substituído por cogumelo paris ou champignon.
Curiosidades:
- Bœuf Bourguignon, ou Boeuf à la Bourguignonne, era anteriormente chamado de “Éstouffade de bœuf. Porque, é um tipo de ensopado à base de carne e vinho. Esta cozinha vem diretamente da Borgonha, uma região da França famosa por seus vinhos e criação do gado Charolais. Só muito mais tarde foi decidido chamá-lo de “bœuf bourguignon” para mostrar internacionalmente as riquezas de seu lugar de origem. Depois essa receita começou a ser exportada para todo o mundo. A história nos mostra que essa receita já foi um prato popular para os camponeses durante as festas. Esses camponeses provaram muitas coisas como acompanhamento, mas o que se tornou tradição nesse período foram as torradas com alho. Depois se tornou um prato de domingo por excelência. E cada família tinha sua própria maneira de cozinhar o Bourguignon passando a ser servido com batatas, massas, purê e etc.
- Auguste Escoffier trouxe esse prato provincial para as mesas de jantar do povo da cidade da alta sociedade. Quem jantou em grande estilo nos caros e elegantes restaurantes de alta gastronomia de Paris e Londres, como o Ritz, o Savoy e o Carlton Hotel.
- Seu método original usava um pedaço inteiro de carne, mas a receita evoluiu para o uso de carne em cubos ou em cubos. Essa evolução foi em parte lançada pela famosa autora americana de livros de culinária, chef e estrela de TV Julia Child, que escreveu o épico livro de receitas de 1961: Mastering the Art of French Cooking. Neste livro, Julia incluiu sua opinião sobre a receita clássica, incorporando bananas, além de instruções para secar a carne com papel toalha antes de colocá-la na panela e várias outras técnicas específicas que tornaram sua receita extremamente popular. Julia Child entregou as delícias do boeuf bourguignon às cozinhas americanas. Ela o descreveu em seu livro como “certamente um dos mais deliciosos pratos de carne criados pelo homem” e tornou-se uma de suas receitas mais conhecidas, levando-o ao estrelato da culinária internacional.
Comentários
Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.
- Pato no molho pardo - 15 de outubro de 2020
- Cannoli siciliano: a receita original e simples passo a passo - 27 de setembro de 2020
- Como preparar o ragù napolitano: a verdadeira receita - 14 de setembro de 2020