Chegamos ao mês de dezembro, final de mais um ano, e com ele chegam duas grandes festas. Momento de celebração, confraternização e degustação de comidas e bebidas preparadas com muito amor e carinho. Pensando nisso, vamos dar sugestões de pratos e Drinks para a ceia do Natal e/ou para o Réveillon.
A vantagem deste prato é que, além de saboroso, pode ser feito com até dois dias de antecedência. Deixando mais tempo para as comemorações. Para obter o máximo sabor, cozinhe o repolho muito bem em fogo baixo, até que fique realmente grudento.

Ingredientes

1 repolho roxo
1 cebola cortada em tiras finas
4 maçãs maduras
4 bagas de zimbro
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 cravos
1 anis estrelado
1 pau de canela
1 colher de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico ou de cidra de maçã
300 g de água e
mel, a gosto

Modo de preparo

Descasque as folhas externas. Retire o núcleo central grosso e corte o repolho em tiras. Lave, escorra e reserve.
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte-as em cubos pequenos.
Descasque a cebola e corte-a em tiras finas.
Derreta uma colher de sopa de manteiga em uma panela de fundo grosso e refogue, em fogo médio, a cebola com o cravo, os alhos, as folhas de louro e o zimbro. Adicione o repolho roxo e refogue brevemente até murchar.
Adicione a água, o vinagre, o pau de canela e o anis estrelado. Coloque o mel, a gosto. Reduza o fogo e cozinhe por 15 minutos.
Adicione os cubos de maçã e mexa. Cozinhe por mais 30 minutos, mexendo ocasionalmente para garantir um cozimento uniforme. Se necessário, adicione mais água.
Quando o repolho estiver macio, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Coloque em uma vasilha e deixe na geladeira durante a noite para que os sabores sejam totalmente infundidos.

Observação
Embora as bagas de zimbro deem um sabor único a muitas receitas, sua utilização não é essencial em nenhuma delas. Caso você não as consiga, acrescente um pouco mais de cebola, alho ou outras ervas e temperos para compensar a perda de sabor.
Decore a gosto. Eu usei um ramo de alecrim, mais o pau de canela tem o seu charme e bom apetiti!

 

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)