De origem Italiana, o Risoto muito apreciado no sul do pais, pode ser preparado proteínas e outros diversos ingredientes, nessa versão ele aparece com o mignon suíno, uma proteína relativamente barata e acessível no mercado, de sabor leve e muito macia também, a rúcula que é levemente picante, trazendo amargor por fim o queijo provolone com aquele aroma e sabor defumado…

Ingredientes:

2  xícaras de chá de arroz arbóreo
1 cebola média picada
2 xícaras de vinho branco seco
1 colher bem cheia de manteiga sem sal
2 litros de caldo de legumes caseiro
100 g de queijo provolone em cubos pequenos
sal e pimenta do reino moída à gosto
5 tomates italianos maduros sem pele e sem semente em cubos grandes
1 filet mignon suíno cortado em cubos
2 colheres de sopa de manjericão 1 fio de azeite de oliva
1 folha de louro

Modo de preparo – Mignon suíno: Temperar com sal e pimenta a gosto o mignon suíno, numa frigideira aquecida, com um fio de azeite, colocar os escalopes e selar dos dois lados, acrescentar os tomates pelados, e o manjericão e reservar.

Modo de preparo – Risoto: Numa panela de fundo grosso, colocar a manteiga e a cebola picada, deixar refogar. Adicionar o arroz arbóreo e misturar bem. Adicione o vinho e deixar o álcool evaporar. Assim que o vinho for absorvido pelo arroz começar a secar, começar a acrescentar o caldo de legumes aos poucos, mexendo sem parar. Deixar o caldo secar e adicione mais, repetir esse processo até o grão do arroz começar a ficar cozido “al dente”, tomar cuidado para que não grude no fundo da panela.

Finalização do Risoto – Acrescentar o mignon suíno ao risoto, colocar o queijo provolone, mexer bem, colocar o restante da manteiga, corrigir o sal e desligar o fogo e sirva imediatamente.

Dicas e curiosidades:

A Rúcula tem um gosto amargo e forte, o uso da hortaliça na culinária é um pouco restrito a pratos mais pesados. No entanto, a mesma também pode ser refogada, empregada em saladas ou como recheio de pizza. Seu suco combinado com o do agrião proporciona uma ótima desintoxicação do organismo. A rúcula também é indicada no tratamento de gengivites.
Na hora da compra, é recomendável optar por rúculas firmes, brilhantes, além de verificar se seus talos não estão quebrados, já que assim as folhas murcham com maior facilidade.

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Chef Eudemar Cavalcanti
Últimos posts por Chef Eudemar Cavalcanti (exibir todos)