Na matéria anterior falamos sobre vinhos do “Velho” e do “Novo mundo”, nesta o assunto é rolha e screwcaps.

A crença de que os vinhos com tampas de rosca (as famosas screwcaps) são produtos de menor qualidade faz com que muitos optem por garrafas fechadas à rolha.

Um dos mitos mais fortes é que as screwcaps se destinam aos vinhos baratos e de consumo imediato. Na verdade, essa é mais uma barreira psicológica que demonstra que em relação ao vinho ainda somos muito tradicionais. Queremos as rolhas, de preferência as de material não sintético.

Um dos argumentos é que a rolha seria melhor por deixar o vinho “respirar”.  Mas, pensem, estamos no século 21 e a tecnologia nos permite produzir tampas de rosca com níveis calculados de entrada de oxigênio. Deste modo, os vinhos envasados desta forma, também são conservados frescos por mais tempo, mas sem perder a complexidade e profundidade que o envelhecimento lhes confere. O mesmo ocorre com as rolhas de materiais sintéticos.

É evidente que não se pode esquecer que a rolha foi a opção preferida para fechar o vinho, praticamente, desde sempre.  Elaborada com a casca do sobreiro, árvore da família do carvalho, possui uma estrutura grossa, porosa e fácil de cortar, que permitem um longo envelhecimento do vinho. Séculos mantendo os vinhos nas adegas comprovaram tal fato!

Por outro lado, o saca-rolhas em si mesmo é um ícone. Sem dúvida, a cerimônia de abrir uma garrafa de vinho acrescenta valor ao patrimônio cultural. Sentir o som característico quando a rolha sai da garrafa é um rito.

Alguns especialistas afirmam que o vinho fechado com tampa de rosca de alumínio desenvolve lentamente. O vinho se percebe mais intenso e limpo. Seus aromas parecem mais frescos e, o mais importante, mantém intacta sua qualidade. Sem contar que a qualidade do vinho pode ser repetida em cada garrafa, evitando o risco de oxidação.

Quer saber?!? Falar disso, me deu aquela vontade de tomar um vinho. Alguém me acompanha?

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)