Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Custo: 50,00 a 60,00

Um Prato Clássico dos Bistrôs franceses, o Tartare é uma carne bovina, picada na ponta da faca, com especiarias e gema de ovo cru, geralmente servida com batatas chips e salada. Nessa receita optei por não misturar todos os ingredientes, fiz camadas para destacar mais as cores e o sabor de cada um. Outra opção, bastante utilizada, é usar ovo de codorna dentro da própria casca.

Ingredientes
500 gramas de carne bovina sem gordura ( Mignon ou Alcatra )
1 unidade de cebola branca
200 gramas de azeitona preta
1 maço de salsinha
½ colher de chá de páprica defumada
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 bandeja de ovo de codorna
1 dente de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
Mini folhas ou alface frisée

Modo de preparo

Mise en place

  • Corte a cebola branca em pedaços pequenos, corte moagem.
  • Corte a salsinha em pedaços pequenos, corte moagem.
  • Tapenade
  • Tire os caroços das azeitonas e, em seguida, corte-as em pequenos pedaços, juntamente com um dente de alho confit, até virar uma pasta cremosa.
  • Corte a carne em cubos pequenos, adicione sal e pimenta do reino, páprica defumada e azeite de oliva, misture levemente e sirva de imediato.
  • Monte num aro a carne, a salsinha, a cebola e as azeitonas, evitando que a carne fique em contato direto com o sal, para que não perca liquido, comprometendo a qualidade do prato.

Dica do Chef – Com a ponta de uma faca pequena quebre o ovo de codorna tirando somente a ponta, na palma da mão com uma colher de chá retire cuidadosamente toda a clara do ovo, cuidando para não estourar a gema, devolva a gema dentro da casca do ovo e sirva com o prato.
Curiosidade
A Anvisa proíbe servir ovo cru em alimentos em restaurantes, RESOLUÇÃO Nº 35, DE 17 DE JUNHO DE 2009. A razão da proibição é a Salmonelose. Hoje temos ovos com códigos de barras e rigorosamente inspecionados sem oferecer esses riscos a saúde.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Chef Júnior Neves
Últimos posts por Chef Júnior Neves (exibir todos)