Fotografia @cassiaguedes

Rendimento: 4 a 5 pessoas
Tempo de preparo: 1h30

Você sabe o que significa Surf and turf ? Antes de começar a nossa receita que tal uma história?

Embora haja divergências entre historiadores e críticos gastronômicos quanto à origem do Surf and turf. Enquanto alguns defendem que se originou na costa leste, outros dizem que foi na costa oeste dos Estados Unidos. Mas todos concordam que o oceano teve um papel fundamental pois, tanto o Atlântico como o Pacífico, tinham frutos do mar em abundância e os restaurantes começaram a combiná-los com o bife, outra iguaria presente nas refeições, durante a década de 1960.

Independentemente do emparelhamento exato, as combinações de Surf and turf destinam-se a oferecer aos clientes, que gostam de frutos do mar e carnes, o melhor dos dois mundos.
Então, como um chef ousado, fiz um dos pratos tradicionais do nosso país: a dobradinha com camarão e tomate seco, e para acompanhar usei uma cerveja da Antuérpia a Belgian tripel .
Vamos a receita?

Ingredientes:

1 kg dobradinha
1 kg camarão cinza ou rosa
20 grs de tomate seco
300 grs de feijão cavalo
300 grs de calabresa
300 gramas de costelinha defumada
1 cebola
4 dentes de alho
1 maço de salsinha
2 colheres de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1 Belgian Tripel da Cervejaria Antuérpia

Modo de Preparo

Pré cozinhe a dobradinha limpa e cortada, com um limão ou um pouco de vinagre, por 30 minutos na panela de pressão, escorra e reserve.
Pré cozinhe o feijão, a linguiça e a costelinha por aproximadamente 30 minutos na panela de pressão, reserve.
Em uma panela grande refogue o alho, a cebola, o tomate seco e o camarão limpo e sem casca. Adicione a dobradinha pré cozida e a metade da quantidade de feijão (a outra metade bata no liquidificador para deixar a receita com um molho mais encorpado).
Misture todos os ingredientes, acerte o sal e pimenta do reino, deixe ferver por alguns minutos. Sirva com a salsinha picada e a cerveja Belgian Tripel para acompanhar o prato.

Que tal?

Dica:
Deixe um camarão com casca e alguns pedaços de tomate seco para decorar o prato (refogados somente no azeite, uma pitada de sal e pimenta do reino).

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Chef Júnior Neves
Últimos posts por Chef Júnior Neves (exibir todos)