A uva nobre da Espanha, que vem se espalhando e se adaptando muito bem ao redor do mundo.
Casta de uva para a produção de vinho tinto oriunda da Península Ibérica, especificamente da Espanha. De fácil adaptação a diferentes climas e solos, no último século, tem sido muito cultivada em diversas partes do mundo do vinho, como Portugal Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Austrália e Brasil, na região da Campanha Gaúcha. Seu nome pode mudar dependendo do lugar onde é cultivada. Assim, por exemplo, em Portugal é conhecida como Aragonez ou Tinta Roriz, na Itália como Negretto e nos Estados Unidos como Valdepeñas. Em geral, produz um vinho tinto com acidez e teor alcoólico de nível médio, textura macia e deliciosamente elegante. Muito utilizada na produção de vinhos de corte (blends de diferentes uvas), ela costuma contribuir com maciez, estrutura e, nos rótulos mais refinados, com uma textura agradavelmente aveludada, resultando em vinhos de grande elegância. Possui aromas primários de frutas vermelhas e escuras, toques herbáceos e sutis especiarias.
Um bom vinho de Tempranillo, quando amadurecido em barricas, pode apresentar deliciosos aromas de tosta e notas de caramelo. Sendo uva equilibrada e adaptável, a Tempranillo, quando cultivada em regiões altas e frias, traz um pouco mais de acidez e corpo, e, quando cultivada em locais mais quentes e com chuvas frequentes, seu final de boca é mais marcante, com riqueza de aroma e elegância no paladar.
Harmonizam com filé mignon, ragu de pato, costela ao bafo com molho de ervas, molho ao sugo, molho pesto, lasanha à bolonhesa, risotos, tomate seco, queijo brie, gruyere e queijos semi curados.
Armoniza com vinho
Delicious White – Puklavec & Friends
Furmint, Riesling, Chardonnay e Welschriesling
Comentários
Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.
- O que são os Vinhos de Autor? - 27 de setembro de 2019
- Tempranillo - 17 de setembro de 2019
- Touriga Nacional - 17 de setembro de 2019