Em abril , eu e Elisangela Moura, sócia proprietária da Marmari Serviços & Projetos, apresentamos o Prêmio criatividade para estudantes do Curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá Vitória. Na época ficou acordado que eu prepararia o jantar da entrega do prêmio. Desde então comecei a pensar num menu que surpreendesse os convidados, dentre os quais amigos e profissionais como o escritor e professor Claudio Rabelo, autor do livro Faixa Preta Publicidade e Propaganda.

Finalmente chegou o dia da entrega do prêmio! O cardápio escolhido que escolhi foi:

ENTRADA

Queijos artesanais Colodete: sabor limão siciliano e nozes e damasco; tomate confit; tiras fritas de massa de pastel De Pauli e azeite.

 

PRATO PRINCIPAL

Nhoque de batata ao molho pesto

Como não sou bobo, usei os deliciosos nhoques de batata da De Pauli Massas  .

Aí foi só cozinhá-los. Coloquei a água, com uma colher das de sopa de sal, para ferver em uma panela grande. Água fervendo, com uma escumadeira, mergulhei cerca de 20 nhoques por vez e deixei cozinhar até subirem à superfície. Retirei os nhoques com a escumadeira, escorri bem a água, e transferi para uma vasilha untada com azeite, até cozinhar todos, e reservei.

O molho pesto

Ingredientes

  1.  8 dentes de alho.
  2. 2 xícaras de chá de folhas de manjericão, fresco.
  3. 6 colheres de chá de nozes picadas.
  4. 200 g de queijo parmesão, ralado.
  5. 1 copo de azeite.
  6. Pimenta do reino a gosto.

Preparo

Descasquei os dentes de alho, passei pelo espremedor e reservei. Piquei as nozes. Lavei e sequei as folhas de manjericão fresco. Em seguida coloquei o azeite no copo do liquidificador e aos poucos fui acrescentando o manjericão e batendo, acrescentei o queijão parmesão e dei mais uma batida. Misturei o alho e as nozes e o molho ficou pronto. Reservei

Pensando num prato capaz de aguçar, ainda mais, o paladar através da apresentação, não resisti e preparei cestinha com a massa de pastel De Pauli.

Cestinhas

Dividi a massa em seis quadrados de 8cms, pincelei a superfície com azeite e arrumei cada quadrado numa forminha redonda. Em seguida furei com um garfo o fundo e levei ao forno pré-aquecido a 210 graus, até que dourassem. Que crocância!! Mas não parei por aí. Rechiei cada uma com tomate confit e queijo gorgonzola ralado. Hum!

 

Em seguida foi só montar o prato.

SOBREMESA

Para que inventar se já inventaram algo tão prático e gostoso como os biscoitos caseiros da Delicias da Diva.

Foi só dá um toque pessoal, com um creme de chocolate amargo e pedaços de nozes.

E para o final acompanhado da sobremesa tivemos um descontraído papo com escritor Cláudio Rabelo.

Olha este jantar foi sensacional, mas o melhor de tudo foi cozinhar ao lado de uma pessoa sobre a qual vocês ainda irão ouvir falar muito bem:  Vera Lucia Avanci, que além de me dar uma mão foi um tempero indispensável neste jantar.

Gostaria de agradecer também aos Vinhos da Casa Agrícola Portugal e a Bem Feito Gourmet que contribuíram para este jantar! Ao Artsy Vitória Hostel ter nos apresentando este mais novo Hostel de Vitória e ao amigos inseparáveis do Blog Casal Viagem.

Obrigado a todos envolvidos e parabéns aos ganhadores!

 

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)