Amantes e baristas de café garantem que a maneira certa de o saborear é puro. Só assim desfrutamos de todas as suas propriedades e do seu gosto marcante. Por essa razão, os provadores profissionais de café fazem seu trabalho sempre com a bebida sem nenhuma adição de açúcar.

Mas, para muitas pessoas apreciadoras e adeptas do cafezinho, a bebida sem açúcar tem um gosto muito amargo e agressivo. Acredito que isso se deva ao hábito do brasileiro de colocar açúcar em quase tudo. Afinal, produzimos o açúcar desde o século XVI, quando os europeus aqui chegaram. Usá-lo é quase natural. Para complicar sua produção é abundante e seu preço bastante acessível, fazendo com que a indústria alimentícia o adicione em quase tudo que vedem, e que nós consumimos desde criança.

A verdade é que acabamos não conhecendo o verdadeiro sabor dos alimentos e das bebidas, que são desvirtuados pelo sabor do açúcar. Não defendo a eliminação do açúcar da nossa alimentação, só acredito que adoçar o café em excesso acaba ocultando o seu verdadeiro sabor, que é sobreposto pelo gosto do açúcar. Ou seja, o sabor do açúcar mascara de tal forma as propriedades do café que fica difícil diferenciar um café de ótima qualidade de um de qualidade pífia.

O fato é que: como a maioria dos brasileiros só bebe café com açúcar, principalmente, o refinado, a própria indústria do café acaba lançando no mercado cafés de baixa qualidade, acreditando no poder do seu aliado perfeito: o açúcar refinado.

Se você deseja ser um apreciador do café puro mas, ainda, não consegue apreciar um cafezinho sem o sabor adocicado, seja ele o do açúcar: refinado, cristal, mascavo, demerara, orgânico, de beterraba; o do mel; o do melado de cana; ou o dos adoçantes: à base de sacarina, ciclamato, aspartame, sucralose ou taumatina, o meu conselho é que experimente usar os adoçantes constituídos por aspartame, sucralose e taumatina. Eles interferem menos no sabor do café e, assim, você irá descobrir o verdadeiro sabor da bebida e será capaz de distinguir um café de ótima qualidade de um de qualidade inferior. Logo, logo, você estará apreciando um delicioso cafezinho puro e, com certeza de ótima qualidade.

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Victor Calmon
Últimos posts por Victor Calmon (exibir todos)