A agricultura orgânica é um sistema de produção que visa preservar a saúde do meio ambiente, as atividades biológicas do solo e a biodiversidade. Enquanto a agricultura convencional usa cerca de até 2 mil aditivos, a orgânica dispensa a utilização de fertilizantes sintéticos, de agrotóxicos ou pesticidas em geral, de reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos. E o adubo utilizado é natural.
A agricultura orgânica deve obedecer às normas compiladas e atualizadas pela Federação Internacional dos Movimentos da Agricultura Orgânica -IFOAM, fundada em 1972 e com sede na Alemanha. O sistema de garantia orgânica da IFOAM facilita o comércio, defende a integridade orgânica, e assegura internacionalmente os consumidores.
Na viticultura orgânica o sistema de plantio baseia-se na interação entre a fauna e a flora do ambiente das videiras. O controle das pragas é feito pela própria natureza e sua biodiversidade, o que contribui em muito para a saúde das uvas e do consumidor.
Segundo especialistas, no processo de vinificação se evita utilizar produtos químicos até na limpeza das adegas. A única substância não-orgânica permitida, em doses pequenas, é o anidrido sulfuroso (S02), utilizado para melhorar a qualidade do líquido e a sua evolução, isso porque sem ele o vinho perderia em longevidade nas adegas subterrâneas.
Os primeiros vinhos orgânicos foram produzidos pelos americanos naturalistas da Califórnia, na década de 1960. Trinta anos depois os europeus começam a produzi-los. E, a moda acabou chegando à América Latina. Dentre os indicados por especialistas temos: Travers de Marceau 2013 (França), Familia Cecchin Malbec 2014 (Argentina), Juan Carrau, da Vinícola Velho Museu, e Casa de Bento, da Cooperativa Vinícola Aurora, (Brasil), A Vitícola Uruguaya S.A., com os vinhos orgânicos de la Cruz, Família Villaine, que produz o Romanée-Conti, um dos vinhos mais caros do mundo (França).
Comentários
Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.
- Pato no molho pardo - 15 de outubro de 2020
- Cannoli siciliano: a receita original e simples passo a passo - 27 de setembro de 2020
- Como preparar o ragù napolitano: a verdadeira receita - 14 de setembro de 2020